Dicas de aplicação

  • Sempre inicie uma pintura pelo lixamento do ambiente, pinturas dos tetos, pintura da paredes, pintura de portas e janelas e por última pintura de rodapés.
  • Nunca aplique Massa Corrida Duralatex em superfícies externas. Utilize sempre neste caso a Massa Acrílica Duralatex.
  • Não aplique produtos nas superfícies externas em dias chuvosos, com temperaturas abaixo de 10ºC e com muito vento, pois o mesmo pode transportar poeiras ou pequenas partículas, alem de retardar a secagem da tinta.
  • Em superfícies novas e ainda não pintadas, para garantir um maior rendimento e economia de uma tinta de acabamento, deve-se aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes ou Selador Acrílico na superfície a ser pintada.
  • Não exagere na diluição da tinta com solvente, pois o excesso pode provocar falta de cobertura na aplicação do produto, siga sempre as recomendações contidas na lata.
  • Evite a utilização de tintas de acabamento brilhante (Acrílico Semi Brilho e Esmalte Sintético) em superfícies com muitas imperfeições, pois elas realçam os defeitos, principalmente sobre efeito de luz artificial. Utilize neste caso uma tinta de acabamento fosco ou acetinado.
  • Para valorizar ou destacar algum objeto pinte a parede com cores contrastantes ao objeto em questão.
  • Quando rebaixar o teto com placa de gesso, procure sempre aplicar tintas mais escuras nas paredes para realçar o detalhe da teto rebaixado, não esqueça sempre de aplicar massa em todo o teto rebaixado para corrigir as imperfeições.
  • Em ambientes muito pequenos evite aplicar cores muito fortes, pois isso diminue mais ainda o ambiente.
  • Em ambientes muito grandes se sugere aplicar um tom de tinta mais escuras nas paredes menores, procurando quebrar o ambiente de uma única cor.
  • Após utilizar rolo e pincel em tinta acrílica, lavar todos os dias as ferramentas com água limpa e procura secar para guardar ou deixar em ambiente ventilado para evitar o aparecimento de fungos e bactérias.
  • Nunca deixa o rolo ou pincel submerso em tinta, pois com isso os pelos do pincel e a lã do rolo vai se fechando, diminuindo a vida útil da ferramenta.
  • Nunca deixe a ferramenta usada com tinta de um dia para o outro, pois depois de seca a tinta danifica o material.
  • Após utilizar sua desempenadeira e espátula de aço, procura não lavar com água e sim raspar bem a sobra e sempre antes de reutilizar passar uma lixa fina.
  • Desempenadeira de plástico utilizada para aplicação de GRAFIATTO DURALATEX, deve sempre ser lavada após sua utilização.
  • Lixas de papel utilizadas para lixar paredes de gesso ou massa corrida, acabam acumulando o pó em sua superfície, utilize sempre uma espátula para bater o excesso do pó, aumentando a vida útil da mesma.
  • Manchas de Água MANCHAS DE ÁGUA

    Causa Provável: Causado por pingos de chuva ou respingos de água, nos primeiros 30 dias de sua aplicação.

    Solução: Lavar toda a parede com água corrente sem esfregar.

    Advertência: È necessário que se faça esse processo o mais breve possível, podendo correr o risco de após alguns dias as manchas não sumirem mais pelo fato da tinta já estar 100 % curada, tendo então que se aplicar outra demão de tinta para correção.

  • Fissuras PEQUENAS FISSUSRAS NA PAREDE

    São pequenas trincas, não muito longas e estreitas.

    Causa: Podem ser causadas por falta de hidratação da cal na massa, camada muito grossa da massa fina ou tempo não suficiente de cura do reboco.

    Solução: Lixar e raspar a superfície, eliminando o pó (varrendo), partes soltas, etc. Aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes DURALATEX. Aplicar uma demão bem fina de massa acrílica DURALATEX e em seguida ao lixamento e eliminação do pó, aplicar 2 ou 3 demão de tinta DURAPREMIUM.

  • Trincas TRINCAS

    As trincas são fácies de serem diferenciadas das fissuras, sendo que elas são mais largas e continuas.

    Causa: Normalmente ocasionadas por movimentação da superfície ou dilatação da mesma.

    Solução: A trinca deverá ser aberta com ferramenta especial para abertura de trincas e em seguida recomenda-se limpar a superfície por completo e utilização de argamassa de cimento forte para tratamento das trincas, aguardar a cura do concreto por 30 dias para efetuar a pintura.

  • Descascamento DESCASCAMENTO

    Podem ser vários fatores que podem provocar descascamento em uma pintura. Quando a pintura for executada diretamente sobre superfícies pulverulentas (soltando pó) como: caiação, partes soltas, poeira de lixamento da massa, reboco novo não curado ou selado, superfícies com reboco fraco.

    Causa: Falta de aderência da tinta sobre as superfícies pulverulentas (soltando pó).

    Solução: Para resolver este problema recomenda-se raspar ou escovar a superfície até a remoção total de partes soltas. Aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes DURALATEX seguindo orientações da embalagem. Aguardar secagem de 5 horas e em seguida aplicar no mínimo 2 demão de tinta.

  • Desagregamento DESAGREGAMENTO

    A película da tinta se desagrega da superfície juntamente com o reboco que se apresenta esfarelado/fraco.

    Causa: Este é um problema causado em função de infiltração de umidade na superfície, ou ainda pela aplicação de tinta sobre superfície de reboco não curado (antes de 30 dias de cura).

    OBS: Antes de tomar qualquer medida para solucionar o problema da pintura, deve-se corrigir o problema da infiltração. E aguarda a secagem completa do substrato.

    Solução: Raspar todas as partes soltas do reboco com espátula. Se necessário corrigir a superfície com argamassa de cimento forte e aguardar a cura e 30 dias. Aplicar Fundo Preparador de Paredes DURALATEX conforme orientações da embalagem em seguida aplicar no mínimo 2 demão de tinta acrílica.

  • Mofo ou Bolor MOFO ou BOLOR

    Causa: Mofo ou Bolor são fungos que se proliferam sobre a superfície da tinta, principalmente em ambientes quentes e úmidos, mal ventilados ou mal iluminados que facilitam o desenvolvimento desses fungos danificando a película de proteção da tinta, aparecendo manchas escuras.

    Solução: Para solucionar este problema, a superfície deverá ser lavada com uma solução de água e água sanitária (1:1), deixar a solução agir por cerca de 20 minutos e em seguida lavar com água em abundancia, se necessário repita o processo. Aguarda a secagem total da superfície e em seguida se necessário preparar a superfície para receber a tinta.

  • Eflorescência EFLORESCÊNCIA

    Este fator geralmente se dá pelo fato de o reboco não estar totalmente curado ou até mesmo aplicação de tinta quando a superfície ainda estiver úmida, ou alguma presença de fissura permitindo a entrada de água no substrato.

    Causa: São manchas esbranquiçadas na película externa da tinta, causadas pela alcalinidade do reboco, quando pintado sobre substrato não curado ou úmido.

    Solução: Eliminar eventuais infiltrações e aguardar a secagem da superfície. Raspar a superfície afetada. Aplicar uma demão de Fundo Preparador de Parede DURALATEX e em seguida a tinta.

    OBS: Reboco novo sempre se deve espera a cura de 30 dias.

  • Bolhas BOLHAS NA ALVENARIA

    As bolhas que aparecem na pintura, geralmente são causadas por falta de aderência da tinta no substrato.

    Causas Prováveis:

    Aplicação de massa corrida em áreas externas: A massa corrida como não é resistente a água, quando entra em contato, acaba absorvendo a mesma e empurrando a camada de tinta para fora, formando bolhas.

    Pintura sobre superfície pulverulenta: A presença de pó na superfície prejudica a aderência da tinta. Sendo assim quando o substrato evapora sua umidade natural arrasta a camada de tinta não aderida formando bolhas.

    Pintura sobre tinta de má qualidade ou muito desgastada: A aplicação de tinta sobre a camada anterior umedece a camada velha fazendo que ela solte e forme bolhas.

    Solução: A parte afetada deverá ser raspada, lixada e caso tenha sido aplicado massa corrida indevidamente em áreas molháveis, esta deverá ser totalmente eliminada. Sempre aplicar uma demão de fundo preparador de paredes antes da repintura.

  • Saponificação SAPONIFICAÇÃO

    Causas: Diluição excessiva da tinta ou a não homogeneização correta do produto.

    Solução: Adicionar tinta pura(não diluída), mexer bem e pintar. Sempre ao abrir uma lata de tinta mexer bem antes de usar.

    OBS: Cores muito intensas podem apresentar baixa cobertura, necessitando de mais demãos.

  • Baixa Cobertura BAIXA COBERTURA

    São manchas que aparecem nas superfícies pintadas, provocando descascamento.

    Causa: Reação natural da cal e do cimento que compõe o reboco. Ataque pela variação climática aonde a tinta vai se deteriorando.

    Solução: Raspar, lixar e eliminar as partes soltas, em seguida aplicar Fundo Preparador de Parede DURALATEX, somente depois desse processo aplicar a tinta de acabamento.

  • PREPARAÇÃO PARA GRAFIATTO Baixa Cobertura

    1 - Para se conseguir um excelente resultado de Grafiatto, aplique sobre a superfície, primeiramente, o fundo selador na cor desejada.

  • Baixa Cobertura

    2 - Aplique, em seguida, com uma desempenadeira de aço livre de ferrugem, o Grafiatto, até obter uma camada homogênea. Depois, com a desempenadeira, retire o excesso de Grafiatto, deixando-a com espessura igual a da maior partícula de quartzo presente no produto. O Grafiatto deve ser aplicada em painéis de, no máximo, 2m.

  • GRAFIATTO VERTICAL (FAÇA, PRIMEIRAMENTE, OS PASSOS 1 E 2 DE PREPARAÇÃO.) Baixa Cobertura

    3 - Sobre a superfície, utilizando uma desempenadeira de plástico ou de PVC, faça diversos movimentos verticais, até conseguir um grafiatto uniforme.

  • Baixa Cobertura

    4 - Conclusão.

  • GRAFIATTO CRUZADO (FAÇA, PRIMEIRAMENTE, OS PASSOS 1 E 2 DE PREPARAÇÃO.) Baixa Cobertura

    3 - Siga, primeiramente, o passo 3 do grafiatto vertical. Em seguida, com a desempenadeira, faça alguns riscos horizontais, para obter uma grafiatto levemente cruzada.

  • Baixa Cobertura

    4 - Conclusão.

  • GRAFIATTO CIRCULAR (FAÇA, PRIMEIRAMENTE, OS PASSOS 1 E 2 DE PREPARAÇÃO.) Baixa Cobertura

    3 - Utilizando uma desempenadeira de plástico, faça, sobre a superfície, diversos movimentos circulares, até conseguir um grafiatto uniforme.

  • Baixa Cobertura

    4 - Conclusão.

  • PREPARAÇÃO PARA TEXTURA Baixa Cobertura

    1 - Para se conseguir um excelente resultado de textura, aplique sobre a superfície, primeiramente, o fundo selador na cor desejada.

  • Baixa Cobertura

    2 - Aplique, em seguida, com uma desempenadeira de aço livre de ferrugem, a textura, obtendo uma camada vertical uniforme, com aproximadamente 2mm de espessura e 80cm de largura.

  • TEXTURA TRANSVERSAL (FAÇA, PRIMEIRAMENTE, OS PASSOS 1 E 2 DE PREPARAÇÃO.) Baixa Cobertura

    3 - Sobre a camada já preparada, com uma desempenadeira de bordas dobradas, faça diversos movimentos inclinados, todos no mesmo sentido, obtendo um desenho uniforme.

  • Baixa Cobertura

    4 - Conclusão.

  • TEXTURA TIPO TRAMA (FAÇA, PRIMEIRAMENTE, OS PASSOS 1 E 2 DE PREPARAÇÃO.) Baixa Cobertura

    3 - Sobre a superfície, utilize uma desempenadeira de bordas dobradas, e faça diversos movimentos transversais em sentidos opostos, em forma de “X”.

  • Baixa Cobertura

    4 - Conclusão.

  • TEXTURA ESCOVADO (FAÇA, PRIMEIRAMENTE, OS PASSOS 1 E 2 DE PREPARAÇÃO.) Baixa Cobertura

    3 - Com uma escova de cerdas duras, faça diversos movimentos verticais, obtendo um desenho uniforme. Durante o processo, tire sempre o excesso de produto da escova, para que o resultado seja o desejado.

  • Baixa Cobertura

    4 - Conclusão.